Instagram Whatsapp

Grupo Resgate Samba de Roda – Comunidade do Tombador

Fundado em 2017 o Grupo Resgate Samba de Roda do Tombador tem como missão valorizar e perpetuar essa tradição cultural, que enfrenta desafios para se manter nas comunidades. Com esse objetivo são realizadas apresentações musicais em todo o Litoral Norte e Agreste Baiano marcando presença, desde sua fundação em festivais municipais, estaduais e nacionais.

Nascido no recôncavo baiano o estilo musical é manifestação viva do legado e da resistência do povo negro escravizado no Brasil. As músicas, as danças e os instrumentos remetem à cultura africana referenciando seus orixás e perpetuando a sabedoria herdada do povo de África.

O Conexão Comunidade desenvolveu uma cartilha para esse grupo tão especial, clique aqui e confira!

Compartilhe!

conheça mais

Materiais
desenvolvidos

Folias de Reis de Patrocínio

Esse vídeo mostra a trança entre devoção, patrimônio e as histórias de vida de foliões da cidade de Patrocínio, interior de Minas Gerais. Os depoimentos aqui presentes foram gravados em dezembro de 2020, numa ação do projeto Conexão Comunidade

Saiba mais
Materiais
desenvolvidos
ilustração de folhas coloridas (azul, vermelha, verde e branca) sobre fundo chapado amarelo ocre.

DIAGNÓSTICO DOS GRUPOS CULTURAIS MAPEADOS PELO CONEXÃO COMUNIDADE

Esta publicação é uma compilação do resultado desse diagnóstico colaborativo voltado à pesquisa, ao mapeamento e à difusão das iniciativas de cultura popular componentes do patrimônio imaterial das áreas de abrangência do projeto. Aqui nós compartilhamos um pouquinho do

Saiba mais
Materiais
desenvolvidos

Terno Marinheiros de Nossa Senhora do Rosário

O Terno Marinheiros de Nossa Senhora do Rosário foi criado em 2019, composto por crianças e adolescentes, que participam da grande tradição secular das Congadas na cidade de Arcos/MG.  O Conexão Comunidade desenvolveu a identidade visual do grupo, confira:

Saiba mais
Curso de
mobilização de
recursos

4. A justificativa

Descubra como apresentar os argumentos para demonstrar que seu projeto é importante e deve ser apoiado pelo financiador. Nesta videoaula 4, deixamos algumas dicas básicas para a escrita da justificativa do projeto.  Libras: Audiodescrição:

Saiba mais