O Grupo Internacional de Capoeira Topázio chegou a Brumado (BA) No ano de 2000. Quem deu início a essa história no município foram o Contramestre Maxuell e o Professor Boca. Juntos, eles começaram a desenvolver um trabalho de transmissão de saberes relacionados à capoeira e às culturas de matrizes africanas. Desde então, promovem oficinas práticas, teóricas e atividades culturais diversas, como: capoeira, dança afro, samba de roda, puxada de rede, maculelê e percussão.
Hoje o Grupo Topázio de Brumado segue atuante com o mesmo objetivo inicial. Disseminar e manter vivas as tradições culturais de matriz africana e do território local e compartilhar com os mais jovens a importância da ancestralidade.
Clique aqui e confira o portfólio desenvolvido para o Grupo.
A descrição e o cronograma são o conjunto de ideias que dizem do passo a passo da execução do projeto e do caminho traçado para alcançar os OBJETIVOS. Veja como redigir essa sessão do projeto nesta videoaula 6. Libras:
Saiba maisEsse vídeo mostra a trança entre devoção, patrimônio e as histórias de vida de foliões da cidade de Patrocínio, interior de Minas Gerais. Os depoimentos aqui presentes foram gravados em dezembro de 2020, numa ação do projeto Conexão Comunidade
Saiba maisExistem muitos tipos de editais e chamadas abertas para financiamentos de projetos sociais e culturais diversos. Mas quais são as diferenças entre eles e como acessá-los? Descubra tudo na videoaula 1 da Série Mobilização de Recursos. Libras: Audiodescrição:
Saiba maisEsta publicação é uma compilação do resultado desse diagnóstico colaborativo voltado à pesquisa, ao mapeamento e à difusão das iniciativas de cultura popular componentes do patrimônio imaterial das áreas de abrangência do projeto. Aqui nós compartilhamos um pouquinho do
Saiba mais