O Grupo Internacional de Capoeira Topázio chegou a Brumado (BA) No ano de 2000. Quem deu início a essa história no município foram o Contramestre Maxuell e o Professor Boca. Juntos, eles começaram a desenvolver um trabalho de transmissão de saberes relacionados à capoeira e às culturas de matrizes africanas. Desde então, promovem oficinas práticas, teóricas e atividades culturais diversas, como: capoeira, dança afro, samba de roda, puxada de rede, maculelê e percussão.
Hoje o Grupo Topázio de Brumado segue atuante com o mesmo objetivo inicial. Disseminar e manter vivas as tradições culturais de matriz africana e do território local e compartilhar com os mais jovens a importância da ancestralidade.
Clique aqui e confira o portfólio desenvolvido para o Grupo.
Quer escrever um projeto mas não sabe por onde começar? Nesta videoaula 3 você vai ver quais são os primeiros passos para criar sua ideia e iniciar a escrita do projeto. Libras: Audiodescrição:
Saiba mais
A guarda de Moçambique de Nossa Senhora da Guia é uma guarda de congado que preza pela tradição e manutenção da cultura local. Desde sua vinda para Santa Luzia esta guarda vem atuando na promoção da continuidade do repasse dos
Saiba mais
Luta, devoção e resistência nas histórias de ternos de Congo e Moçambique da cidade de Araguari, interior de Minas Gerais. Os depoimentos aqui presentes foram gravados em dezembro de 2020, numa ação do projeto Conexão Comunidade em parceria com
Saiba mais
Fundado em 2017 o Grupo Resgate Samba de Roda do Tombador tem como missão valorizar e perpetuar essa tradição cultural, que enfrenta desafios para se manter nas comunidades. Com esse objetivo são realizadas apresentações musicais em todo o Litoral
Saiba mais